Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Recorde de novas drogas descobertas na Europa

Em 2010 bateu-se o recorde de novas drogas descobertas na Europa, com 41 substâncias psicoactivas identificadas pelo sistema de alerta rápido, muitas à venda por vias legais, revelou hoje o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência.

O relatório relativo a novas drogas descobertas em 2010 surge no dia em que se reúne, em Lisboa, o primeiro Fórum Multidisciplinar Internacional de Novas Drogas e nele se destaca o "ritmo sem precedentes" a que são comunicadas novas drogas no sistema de alerta da Europol e do Observatório, o Reitox, avança a agência Lusa.

O Observatório salientou que "é o maior número de substâncias relatadas num único ano", assinalando que tal acontece num contexto em que cresce o fenómeno das "drogas legais".

Muitas das substâncias identificadas são compradas através da Internet e em lojas especializadas, as chamadas "smart shops" ou "head shops".

(...)

Das novas drogas detectadas, 15 são catinonas sintéticas, o que torna esta classe "uma das maiores" monitorizadas pelo sistema de alerta rápido. As catinonas são alcalóides com efeitos semelhantes aos das anfetaminas: excitação e euforia.

Adaptado do Jornal de Notícias, 11.05.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário