Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Lavagem de dinheiro em Portugal é “preocupante”

Portugal é “um país preocupante” em matéria de “lavagem de dinheiro”, revela um relatório oficial do Departamento de Estado norte-americano. Portugal está integrado num grupo de 70 países com este grau de ameaça.

O estudo, analisado pelo Diário de Notícias, revela que o “lavagem de dinheiro” está relacionada com o tráfico de estupefacientes. O Departamento de Estado da Administração de Barack Obama refere que Portugal tem todas as "vulnerabilidades” que o colocam na categoria de “preocupante”.

Para realizar este relatório, os investigadores fizeram uma análise às “vulnerabilidades de cada país em relação à lavagem de dinheiro, à conformidade das leis nacionais com os padrões internacionais, à eficácia da acção dos Governos e à vontade política para tomar as medidas necessárias”.

Para tornar mais eficaz o combate a este tipo de crime, os países são divididos em três grupos, de acordo com a gravidade da situação: os de “preocupação primária”, os “preocupantes”, o caso de Portugal, da Bélgica, da Irlanda, da Bulgária e da República Checa, e os a “monitorizar”.

Espanha, Áustria, França, Alemanha, Grécia, o Liechtenstein, Luxemburgo, Inglaterra e a Holanda são os países europeus que se encontram no grupo de países de preocupação “máxima”, tal como a Colômbia, o Afeganistão, o Japão e até mesmo os Estados Unidos.

No relatório explica-se que a classificação depende mais da quantidade de dinheiro “lavado” do que propriamente das medidas para combater este crime adoptadas pelos respectivos Governos.



Fonte: Jornal i , 24.05.2011 




Sem comentários:

Enviar um comentário