Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 23 de março de 2011

O que é o carjacking e sua origem ?

O CARJACKING é um fenómeno criminal que teve origem na década de oitenta nos Estados Unidos da América, sendo primeiramente conhecido por “HIGHJACKING”, que significava o roubo de viajante ou veículo em trânsito ou roubo do veículo pelo uso da força.

O conceito de “HIGHJACKING” abrange todos os tipos de veículos, onde se incluem barcos, aeronaves, comboios, automóveis, motociclos, etc.


Mais recentemente, e devido à especificidade e aumento das acções levadas a cabo envolvendo automóveis, surge o conceito de CARJACKING, ou seja, tentativa ou consumação do roubo da viatura, em que esta é retirada à vítima com uso da força ou ameaça.
A origem do CARJACKING estará relacionada com a evolução dos sistemas de segurança dos automóveis, que os bloqueiam e impedem o velho truque da ligação directa. Como só é possível pôr o carro a funcionar com a respectiva chave, a solução é roubá-la, ameaçando ou agredindo o condutor, e levar também os documentos da viatura. O CARJACKING pode ocorrer por várias razões sendo que as principais são: comércio da viatura ou partes da viatura no mercado negro; Fuga a um local de crime; ou mesmo por diversão.

Sem comentários:

Enviar um comentário